A Filosofia no Nordeste: alguns números

A região Nordeste é formada por nove estados litorâneos e ocupa uma área de 1.554.291,607 km2, o equivalente a 18,27% do território brasileiro. Segundo o Censo demográfico de 2022, tem uma população é estimada em 54.644.582 de habitantes. Porém, o Nordeste não é só número, muito menos caatinga, pobreza, paisagens naturais e cultura.

É na região, por exemplo, que houve as primeiras tentativas de se instituir o Ensino de Filosofia em nosso país. Primeiro com os jesuítas, no período colonial e imperial, depois com a Escola de Recife, onde os sergipanos Tobias Barreto e Sílvio Romero protagonizaram momentos importantes após a proclamação da República.

Nos dias atuais, com a profissionalização da Filosofia, a região dispõe de cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia em todos os estados. O próximo encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, a ANPOF, será no Nordeste.

Para elucidar a dimensão da região no cenário nacional, o Observatório do Ensino de Filosofia de Sergipe (OBSEFIS) selecionou alguns dados para dimensionarmos o tamanho da comunidade filosófica local, especialmente a que tem se dedicado à formação de professores/as de Filosofia e/ou ao Ensino de Filosofia.

A região Nordeste possui:

– 54 cursos presenciais de licenciatura em Filosofia, correspondendo a 25,7% do total nacional das licenciaturas;

– 18 cursos presenciais de bacharelado em Filosofia, correspondendo a 17% do total nacional dos cursos de bacharelado do país;

– 10 mestrados acadêmicos, o que equivale a 19,2% do número de cursos do país;

– 06 doutorados, o que significa um total de 17,1% do total nacional;

– 10 núcleos do mestrado profissional em Filosofia (Prof-Filo), equivalendo a 40% do total de núcleos de todo país;

– 13 núcleos do programa Residência Pedagógica, ou seja, 40,6% do total de todo o país;

– 16 núcleos do PIBID, o que representa 42,1% dos núcleos do programa a nível nacional.

Sem ter a pretensão de esgotar qualquer análise, pode-se afirmar que a região Nordeste tem uma forte vocação para formar professores e professoras em Filosofia, especialmente para a educação básica. Não obstante, a consolidação dos programas de pós-graduação em Filosofia em cada estado pode potencializar, em médio prazo, a região como importante polo para o desenvolvimento da pesquisa e da reflexão filosófica no país.

Enfim, esperamos você aqui em Sergipe.

Clique aqui e saiba como participar.

Clique aqui e confira os nomes já confirmados para o Encontro.

2 comentários em “A Filosofia no Nordeste: alguns números

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora